VENENO ESTÁ NA MESA

Cineclube UFGD apresenta neste sábado (03). O documentário de Silvio Tendler. “O veneno está na mesa”, película do experiente documentarista brasileiro.
Assusta mesmo pela revelação, em vídeo, de uma realidade cotidiana: 28% dos alimentos oferecidos à população brasileira são insatisfatórios para consumo. Baseado em dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), divulgado em 2012, o filme mostra que desde 2008, quando ultrapassou os Estados Unidos, o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos no mundo.
Objetivo dos organizadores é a conscientização das pessoas sobre a importância do consumo e da produção de alimentos saudáveis (livres de agrotóxicos e outros produtos químicos), que respeitem o meio ambiente, conservem os recursos naturais e contribuam para a saúde humana.
Pesquisas comprovaram que anualmente mais de dois milhões de pessoas morrem no mundo em decorrência da contaminação de alimentos por agrotóxicos. Cada brasileiro está exposto a 5,2 litros de agrotóxicos por ano, e em Mato Grosso do Sul o índice chega a 40 litros por pessoa. O Instituto Nacional do Câncer apontou que a exposição aos agrotóxicos causa vários danos a saúde e tem contribuído para o aumento dos casos de câncer.
PALESTRANTE
Nome completo: Verônica Gronau Luz
Cargo: Docente do Curso de Nutrição da UFGD
Apresentação: Verônica é Nutricionista formada pela PUCCampinas, mestre e doutora em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Seu doutorado foi em Segurança Alimentar em Agricultura Familiar e uso de agrotóxicos. Suas linhas de pesquisa e trabalho são Trabalho rural, Agricultura Familiar, saúde do trabalhador, Segurança Alimentar e Nutricional, Agroecologia e Qualidade da Alimentação. Atualmente é professora do curso de Nutrição da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
A semana temática foi instituída através da lei nº 3.773, de autoria do vereador Elias Ishy e aprovada pela Câmara Municipal de Dourados para integrar o calendário oficial do município, com o propósito de envolver todos os segmentos da sociedade em defesa desta causa.
A sessão é gratuita e aberta para toda comunidade, às 17h no cineauditório da Unidade I da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de repúdio e pedido de responsabilização sobre abuso de poder e LGBTfobia durante evento religioso e eleitoral para Conselheiros Tutelares em Dourados/MS

2ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE JUVENTUDE EM DOURADOS

Campanha contra a Concessão do serviço de esgoto no Mato Grosso do Sul