Alguém duvida que o Paraguai é uma colônia dos EUA?
Militares norte-americanos marcharam durante ato oficial
Além da base permanente do Comando Sul, uma equipe de instrutores militares norte-americanos permanecerá em nosso país durante este mês. Foto: Agência de Informação Paraguaia.
Militares norte-americanos que se encontram destacados em nosso país participaram do desfile realizado no marco da comemoração dos 100 anos de criação da Academia Militar “Marechal Francisco Solano López”, em Capiatá. Estiveram presentes o presidente Horacio Cartes, o vice-presidente Juan Afara, os ministros do Poder Executivo, assim como altas autoridades das Forças Armadas e convidados, confirma a página da Presidência na Internet.
O informe acrescenta que no sábado, “o Chefe de Estado assistiu à exibição de um documentário em tela gigante, assim como à recriação da Batalha de Boquerón, sendo muito valorizadas as paisagens que evocam a participação da então Escola Militar na formação, em 1932, do Regimento de Infantaria N°6 ‘Boquerón’, que recebeu seu batismo de fogo e sangue em 17 de setembro do mesmo ano na Guerra do Chaco”.
O ato central foi nesta terça-feira, 23 de junho, durante o qual o comandante das Forças Militares, General do Exército Luis Gonzaga Garcete, jurou lealdade à Constituição, rogando a que não se repita os erros do passado, se mantenha a sobriedade do soldado paraguaio e se recorde que a instituição está “alheia à política partidária”.
Enquanto isso, comandante diretor da ACDEMIL, General de Brigada Pascual Delgado, agradeceu as academias militares de “países amigos” por possibilitar a capacitação de cadetes paraguaios no exterior e de estrangeiros na instituição.
Ainda que os informes oficiais não façam menção alguma à presença de efetivos norte-americanos, na galeria de fotos do ato publicada na Agência de Informação Paraguaia é possível ver a delegação estadunidense. Uma equipe de 16 instrutores militares norte-americanos ingressou e permanecerá no país de 1° a 30 de junho de 2015. Trata-se de instrutores que vieram para o treinamento de intercâmbio conjunto combinado e pertencem ao Grupo de Forças Especiais da Guarda Nacional da Carolina do Norte. Os mesmos foram autorizados a ingressar com suas próprias equipes, munições e armas que utilizarão para o treinamento, segundo o aprovado pelo Congresso em maio passado a pedido do Poder Executivo.
A isto se acrescenta a base permanente do Comando Sul no departamento de San Pedro, que ingressou no país a pedido do governo de Horacio Cartes sob o pretexto de oferecer assistência quando se apresentarem situações de “emergência climática”.
Resumen Latinoamericano / E’a / 24 de junho de 2015
Comentários
Postar um comentário