COMITE EMITE NOTA ALERTANDO SETOR SUCROALCOLEIRO

NOTA CONTRA A “QUEIMA DA PALHA DA CANA” EM DOURADOS
A “Queima da Palha da Cana” volta novamente a ser destaque na mídia douradense.Esse tema por vezes citado nos meios de comunicação e por vezes interpelado pela população douradense, Movimentos Sociais e o COMDAM Conselho Municipal de Meio Ambiente, mostra claramente a insatisfação da sociedade, dizendo que não aceitaremos indústrias que venham poluir nosso meio ambiente.

Infelizmente as indústrias sucroalcoleiras persistem em querer derrubar a Lei Municipal que proíbe as usinas de álcool, utilizarem a “Queima da Palha da Cana” como método de colheita que foi aprovada sobre protestos e audiências públicas. Como forma de colocar em dúvida a Lei, estas usinas vão ao extremo, usam o Sindicato das Indústrias da Fabricação do Álcool do Estado de Mato Grosso do Sul para ir ao Tribunal de Justiça Estadual alegar que o município não teria legitimidade para restringir as queimadas, situação esta que para os douradenses já está mais que consolidada. Nós dos Movimentos Sociais ficamos mais indignados ainda, quando vemos pela mídia que somente dois vereadores (Elias Ishy e Albino Mendes), assinaram recentemente uma “Moção de Protesto” contra a atitude dos usineiros em persistirem na idéia de desconsiderar a Lei Municipal que a própria Câmara através dos seus pares, aprovou a alguns anos atrás.
Fica a grande dúvida, de que lado estão os vereadores que foram contra a moção e o Prefeito que recentemente envio para a Câmara de Vereadores um projeto tentando modificar esta mesma lei, de forma permitir a “Queima da Palha da Cana” em Dourados?

Nesta semana Dourados será sede do CANASUL (Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul). Esperamos que as empresas ligadas a este setor debatam neste Congresso que tipo de desenvolvimento sustentável que eles querem oferecer para a nossa sociedade: Um que polui a cidade com “fumaça e fuligem” ou aquele que leva em consideração uma preservação sem agressão ao meio ambiente e ao ser humano?

Os Movimentos Populares alertam que irá toda vez que preciso for se manifestar contra os que querem a todo custo defender a “Queima da Palha Cana” ou agredir o meio ambiente em Dourados, e esperamos que a sociedade também faça o mesmo. Não podemos aceitar que indústrias venham poluir nosso ar e muito menos trazer doenças respiratórias para o nosso povo.
Comitê Regional de Defesa Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de repúdio e pedido de responsabilização sobre abuso de poder e LGBTfobia durante evento religioso e eleitoral para Conselheiros Tutelares em Dourados/MS

2ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE JUVENTUDE EM DOURADOS

Campanha contra a Concessão do serviço de esgoto no Mato Grosso do Sul