CARTA DO COMITE EM APOIO A GREVE DOS BANCÁRIOS

É lamentável a situação em que chegamos, enquanto a palavra crise norteia significativa parcela do sistema financeiro internacional, os bancos brasileiros navegam em um céu de brigadeiro.
Somente no primeiro semestre do ano, o lucro cresceu 20% entre as sete maiores instituições, com ganhos que ultrapassam os R$ 26 bilhões. Diante deste fato, não da para aceitar num país onde a Presidenta Dilma, prega “UM PAIS RICO SEM MISÉRIA” esses lobos disfarçados de cordeiros chegam a lucrar bilhões em cima de pessoas humildes e inocentes aposentados, usando de programas instalados nas telas dos seus caixas eletrônicos, oferecendo empréstimos consignados no quais nossos avós contratam sem saber que comprometeram parte dos seus benefícios que já é pouco.
As ganâncias deles não param, para ser ter uma idéia segundo dados Banco Central revelam que, dos 5.587 municípios do País, 35,3% não possuíam nenhuma agência e posto de atendimento bancário em 31 de julho último. E do total existente, mais da metade estão concentrados no Sudeste (54,7%). No Nordeste, há 51,95% de municípios sem agência ou posto de atendimento. Um total de 52,6% dos nordestinos, ou 40% dos brasileiros, não possui conta em banco, ou seja, chega se a conclusão que os bancos não estão preocupados em propagar a responsabilidade social no país e nem ir a onde a pobreza impera, mas sim preocupado em instalar agências a onde somente dão lucro a eles.


É lamentável, mas greve chega ao patamar após 15 dias de paralisação a 9.090 agências fechadas em todo o Brasil, somando a greve dos Correios se tornou uma das maiores em 20 anos e tudo isto por única culpa e exclusiva dos BANQUEIROS e do GOVERNO DA PRESIDENTA DILMA que um dia enfrentou as fileiras deste que é um resquício da ditadura militar onde o poder imperava através da força bruta, neste caso ainda não há força bruta, mas sim a desvalorização da pessoa em quanto cidadão que proporciona através do pagamento de seus impostos o crescimento da nação.
Enquanto isto os bancários adoecem nos seus trabalhos e engrossam cada vez mais as filas no INSS por conta deste sistema produtivo adotado por esses banqueiros que exploram milhões, tudo porque não existe uma regulamentação pelo Banco Central que regule o sistema financeiro no Brasil de forma acabar com essa farra, mas lamentável ainda e ver instituições como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica, pactuarem com esta canalhice.
Os banqueiros diante dos lucros estratosféricos têm por obrigação valorizar mais o povo brasileiro e principalmente seus funcionários, proporcionando mais e melhores empregos, ampliar o acesso aos serviços e reduzir as desigualdades sociais e regionais, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do Brasil.
Eles podem até ficar calados diante desta atrocidade como se nada estivesse acontecendo, mas como bons filhos desta pátria varonil, juntamente com os bancários não iremos fugir da luta.

Comitê Regional de Defesa Popular – Dourados/MS
(Fórum de entidades populares de luta)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FORO SOCIAL DAS AMERICAS ACONTECE EM AGOSTO NO PARAGUAY

Movimentos promovem live cultural com o Grupo Brô MCs em apoio às comunidades indígenas de Dourados

Comitê de Defesa Popular lança campanha de arrecadação de alimentos para enfrentar a fome em Dourados