COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR APROVA PLANO DE AÇÃO PARA 2011
A CIST – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador de Dourados, aprovou nesta quarta feira dia 03 de Julho, o Plano de Ações do CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalho para o ano de 2011. O Centro tem como objetivo acolher os trabalhadores e trabalhadoras para prestar-lhes assistência e também promover a saúde dos demais trabalhadores sem deixar de assistir todos os acometidos por acidente ou doença de trabalho no âmbito geral. Neste sentido o Plano servirá para nortear as ações de prevenção e buscar soluções para os agravos já existentes.
Uma das metas do Plano é melhorar o processo humanização e acolhimento no CEREST/Dourados a partir de uma política de humanização das equipes para com os usuários. Outra meta é adequar os equipamentos e o espaço físico de atendimento ao publico através da centralização dos atendimentos ao trabalhador num só prédio, exemplo a Clinica de Fisioterapia que hoje esta no PAM –Pronto Atendimento Médico, que passará a atender no prédio do CEREST até dezembro. O fortalecimento do Controle Social, também é uma outra meta estipulada no plano, ou seja, envolver os vários segmentos de trabalhadores e órgãos públicos na participação das políticas públicas relacionadas com a saúde do trabalhador. Nos últimos meses de 2010, o CEREST passou por um processo de desestruturação e de quase falência, devido a instabilidade política que passou o município de Dourados no final do ano de 2010. Passado esta problemática, o CEREST/Dourados voltou a ter uma nova equipe conforme o que estipula a portaria nº 1679/GM. Com esta nova equipe viu se como meta a necessidade de capacitação dos novos profissionais contratados bem como os profissionais externo que fazem atendimento ao trabalhador em outras unidades de saúde. Outra meta a ser atingida neste ano de 2011, será a de intensificar fiscalização nos segmentos com maior números acometimentos de doenças e acidente de trabalho na nossa região e propor ações para que as empresas possam diminuir esses índices. Pelo CEREST serão elaborados materiais de divulgação e realizadas ações de forma localizadas focadas na prevenção destes acidentes.
Para mostrar a evolução dos atendimentos feitos pelo CEREST depois que a nova equipe assumiu, só no mês de junho de 2011, foram realizados 87 atendimentos médicos, 24 atendimento psicológicos, 71 atendimento de fisioterapia de avaliações 15 CEREST e 56 SISREG, 788 fisioterapia de atendimento 87 CEREST e SISREG 701. Portanto a CIST/Dourados, através dos membros participantes da Comissão que são membros voluntários, sempre que necessário fará o acompanhamento, orientação e fiscalização de todos os procedimentos realizados pelo CEREST e encaminhará todas informações para o Conselho Municipal de Saúde de Dourados.
Ronaldo Ferreira
(Presidente da CIST/Dourados)
Comentários
Postar um comentário