COMITE COBRA DE PREFEITO MUNICIPAL ETICA E EFICIÊNCIA NO TRATO COM A COISA PÚBLICA


Comitê de Defesa Popular se reuniu na tarde desta quinta feira dia 14 de Julho de 2011 com o Prefeito Murilo Zauith e a Vice Dinancy Ranzi.
Na reunião estavam presentes mais de 26 seis representantes de entidades, entre elas, Sindicatos Públicos e Privados, Movimentos de Mulheres, Movimento Negro, representante de Associações de Moradores, representantes de organismos da Igreja Católica, Ong dos Escoteiros Mirim Laranja Doce, representante da patrulha Mirim, representantes do Setor da Agricultura Familiar, representante da Rede da Economia Solidária, MST Movimento dos Sem Terra, Metra Movimento pela Ética Publica, enfim vários seguimentos representativos que no ato da conversa com o Prefeito entregou uma carta assinada por todos e pelo coordenador do Comitê, recomendando uma maior abertura da participação dos Movimentos no controle social administrativo no que se refere à aplicação dos Recursos Públicos. O objetivo da carta e da reunião, e recomendar que as necessidades da sociedade sejam atendidas de forma eficiente pelo poder público.
Varias pautas foram debatidas durante e reunião. A administração citou vários avanços na educação, na saúde, infra-estrutura e no meio ambiente durante os 142 dias de governos.
Os Movimentos entregaram a administração municipal varias pautas onde a mais extensa foi a do Movimento Marcha Mundial das Mulheres envolvendo a Casa Abrigo, Direto a um Transporte Coletivo Decente para todos e todas, Segurança, enfim, políticas mais contundentes para as Mulheres.
Na saúde, os movimentos cobraram mais investimentos e uma melhora humanização dos atendimentos gerais na saúde como um todo e melhorias no Programa de atendimento a Saúde do Trabalhador realizado pela Secretaria Municipal de Saúde através do CEREST. Na infra-estrutura foi citado o transporte coletivo que precisam ser melhorado estruturalmente de forma a trazer qualidade no transporte de pessoas, com preço de tarifas mais baixos. A administração disse que esta em andamento dentro da Secretaria de Planejamento, projetos que irão mudar significativamente os contornos viários urbanos de Dourados de forma a melhorar o fluxo e facilitar a circulação do Transporte Coletivo no perímetro urbano e dos veículos em geral. Concordou que o transito na área central esta caótica, e citou como exemplo que hoje existe um veiculo para cada dois habitantes em Dourados, segundo levantamento do DETRAN/M, ou seja, 100 mil veículos circulando só de Dourados. Quanta as melhorias, citou que a principio será proibido a circulação dos veículos pesados pela da área central do município e criará a Agência de Trânsito para gerenciar este setor. No transporte coletivo, ele se comprometeu que nas próximas agendas com as empresas de Transporte, convidar as entidades para participar. Na questão ambiental, foi citada a preservação dos Parques, o Plano Diretor de Arborização, poluição dos Córregos, a revitalização da Rua Toshinobu Katayama. O prefeito citou também a possível criação de uma Policia Ambiental Municipal e o monitoramento que a administração pretende começar a fazer de toda a área urbana do município nos próximos meses.
Após duas horas de reunião, as entidades entregaram várias demandas por escrito, ficando o compromisso que se for necessário e for solicitado, irá convocar seus Secretários para debater com as entidades qualquer assunto que seja polêmico no contexto da sociedade.
Anexa Cópia da Carta entregue na reunião.
Ronaldo Ferreira
Coordenação do Comitê de Defesa Popular de Dourados

CONTEUDO DA CARTA ENTREGUE AO PREFEITO MUNICIPAL NO ATO DA REUNIÃO

Dourados-MS, 14 de Julho de 2011
Ao Exmo Sr. Murilo Zauiht
Prefeito Municipal de Dourados MS

Prezado Prefeito:

O Comitê de Defesa Popular, fórum que congrega mais de 40 entidades, entre elas sindicatos, associações, movimentos populares organizados, antes de fazer suas reivindicações enquanto representantes da sociedade querem relembrar os momentos ocorridos no final do ano de 2010 onde a nossa cidade fora atingida por um tsunami de corrupção que virou noticia nacional com vídeos mostrando políticos fazendo a farra com o dinheiro publico, onde a nossa população viveu momentos de instabilidade política e insegurança jurídica com interventores da justiça e prefeita interina, enfim, momentos que ficarão marcados negativamente para sempre no cenário político de Dourados.
Graças a Deus e as mobilizações feitas pela sociedade através dos Movimentos Populares, que não se calaram diante de tantas falcatruas, o povo viu estes políticos sendo punidos com a cassação e renuncia de seus mandatos, e teve a moral e dignidade resgatada através de um novo processo eleitoral para escolha de um novo prefeito.
Hoje dia 14 de Julho de 2011, fazem exatamente 142 dias de mandato do atual Prefeito Sr. Murilo Zauiht, desde sua posse acontecida no dia 23 de Fevereiro de 2011.
Diante destes fatos acontecidos no passado, as entidades que participam do Comitê, e diante do exercício de cidadania que pressupõe os indivíduos de participarem da vida comum e organizarem o desenvolvimento do local onde vivem, estão exigindo daqui por diante dos poderes constituídos um comportamento ético e a eficiência nos serviços públicos.
Queremos seja respeitado um dos mais valiosos direitos, o de não ser vitima novamente de atos de corrupção que infelizmente num passado recente corroeram a nossa dignidade enquanto cidadão douradense, deteriorando o nosso convívio social, arruinando os serviços públicos e comprometendo a vida das gerações atuais e futuras.
Queremos junto com a atual administração, exercer o papel de cidadão no controle social, e participar da nova gestão, fiscalizando e monitorando o controle das ações Administrativas Publica no que se refere à aplicação dos Recursos Públicos, e fazendo com que as necessidades da sociedade sejam atendidas de forma eficiente.
Gostaríamos que este Governo fosse um Governo participativo, que realmente envolvesse a sociedade nas decisões administrativa, buscando sugestões para não ser acometidos novamente nos erros do passado.
Em outras palavras, achamos de fundamental importância para a consecução dos objetivos do município, que ocorra uma ação efetiva e uma parceria do cidadão na nova e posteriores gestões, através de fóruns diversos, onde possamos ser ouvidos e atendidos como cidadãos contribuintes de impostos.


Ronaldo Ferreira
Coordenador Geral do Fórum de Entidades

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de repúdio e pedido de responsabilização sobre abuso de poder e LGBTfobia durante evento religioso e eleitoral para Conselheiros Tutelares em Dourados/MS

2ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE JUVENTUDE EM DOURADOS

Campanha contra a Concessão do serviço de esgoto no Mato Grosso do Sul