COMITÊ APOIA O DEBATE COM A SOCIEDADE SOBRE A AMPLIAÇÃO DO PERIMETRO URBANO
O Coordenador do Comitê de Defesa Popular Ronaldo Ferreira, aprova a iniciativa do Vereador Elias Ishy (PT), Presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Dourados em puxar uma ampla discussão com a sociedade douradense sobre ampliação do Perímetro Urbano de Dourados.
“É importante garantir o amplo debate, que envolva toda a sociedade, como prevê a Câmara Municipal no seu regimento interno, para dar o parecer e discutir questões que tratam da política urbana do município, segundo disse Ishy ao Jornal MSJÁ virtual”
O fato do Sr. Murilo Zauith, Prefeito de Dourados apresentar um projeto de ampliação do perímetro urbano da cidade sem debater com a sociedade, pode incorrer num grande erro, uma vez, que temos muitos problemas para resolver dentro do perímetro atual que é de 82 Km2. Segundo fontes, a elaboração da lei já esta em andamento e se encontra na Secretaria de Planejamento e na Procuradoria Geral do Município a idéia de ampliar três vezes mais o perímetro existente, ou seja, 260 Km2.
Vale lembrar que só o Plano Diretor de Dourados (Plano para o crescimento ordenado da cidade), levou quase 10 anos para ser elaborado e muitas das regras não foram colocadas em pratica até hoje. O Imposto Progressivo, por exemplo, que serviria para combater a especulação imobiliária ainda esta na gaveta. A preservação das nossas áreas verdes é falha, não temos mecanismo de fiscalização que atende rapidamente as denuncias. A coleta seletiva ainda é precária, quase não existe, as redes de saneamento só chegaram ao estágio que estão graças aos recursos do PAC, o trânsito esta matando gente quase todos os dias. Enfim são varias questões que tem ser debatidas com a sociedade para não cometermos o erro de deixarmos para os futuros administradores uma “Bomba Relógio”.
Uma ampliação desta magnitude necessitará de uma equipe técnica com vários profissionais técnicos na área, e se é de urgência, então que faça com profissionais daqui de Dourados que conhecem a realidade da nossa região, sem desmerecer os profissionais de fora que também possui conhecimento para tanto.
O Importante é o debate com a sociedade, universidades e usarmos de embasamentos técnicos profissionais, somente assim é que poderemos acertar mais do que errar.
Comitê de Defesa Popular (Fórum de Entidades)
Comentários
Postar um comentário