COMITÊ APOIA O DEBATE COM A SOCIEDADE SOBRE A AMPLIAÇÃO DO PERIMETRO URBANO


O Coordenador do Comitê de Defesa Popular Ronaldo Ferreira, aprova a iniciativa do Vereador Elias Ishy (PT), Presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Dourados em puxar uma ampla discussão com a sociedade douradense sobre ampliação do Perímetro Urbano de Dourados.
“É importante garantir o amplo debate, que envolva toda a sociedade, como prevê a Câmara Municipal no seu regimento interno, para dar o parecer e discutir questões que tratam da política urbana do município, segundo disse Ishy ao Jornal MSJÁ virtual”
O fato do Sr. Murilo Zauith, Prefeito de Dourados apresentar um projeto de ampliação do perímetro urbano da cidade sem debater com a sociedade, pode incorrer num grande erro, uma vez, que temos muitos problemas para resolver dentro do perímetro atual que é de 82 Km2. Segundo fontes, a elaboração da lei já esta em andamento e se encontra na Secretaria de Planejamento e na Procuradoria Geral do Município a idéia de ampliar três vezes mais o perímetro existente, ou seja, 260 Km2.
Vale lembrar que só o Plano Diretor de Dourados (Plano para o crescimento ordenado da cidade), levou quase 10 anos para ser elaborado e muitas das regras não foram colocadas em pratica até hoje. O Imposto Progressivo, por exemplo, que serviria para combater a especulação imobiliária ainda esta na gaveta. A preservação das nossas áreas verdes é falha, não temos mecanismo de fiscalização que atende rapidamente as denuncias. A coleta seletiva ainda é precária, quase não existe, as redes de saneamento só chegaram ao estágio que estão graças aos recursos do PAC, o trânsito esta matando gente quase todos os dias. Enfim são varias questões que tem ser debatidas com a sociedade para não cometermos o erro de deixarmos para os futuros administradores uma “Bomba Relógio”.
Uma ampliação desta magnitude necessitará de uma equipe técnica com vários profissionais técnicos na área, e se é de urgência, então que faça com profissionais daqui de Dourados que conhecem a realidade da nossa região, sem desmerecer os profissionais de fora que também possui conhecimento para tanto.
O Importante é o debate com a sociedade, universidades e usarmos de embasamentos técnicos profissionais, somente assim é que poderemos acertar mais do que errar.
Comitê de Defesa Popular (Fórum de Entidades)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FORO SOCIAL DAS AMERICAS ACONTECE EM AGOSTO NO PARAGUAY

Movimentos promovem live cultural com o Grupo Brô MCs em apoio às comunidades indígenas de Dourados

Comitê de Defesa Popular lança campanha de arrecadação de alimentos para enfrentar a fome em Dourados