PROJETO QUE VAI AJUDAR A FISCALIZAR O SERVIÇO PUBLICO É APRESENTADO PARA AS ENTIDADES DO COMITÊ


Elias Ishy se reúne com entidades, sindicatos e movimentos sociais e apresenta projeto que pretende ampliar o controle social dos serviços públicos
Assessoria Elias Ishy – A. F. Brito
Na manhã de hoje, terça-feira, primeiro de março, o vereador Elias Ishy se reuniu com representantes de diversas entidades civis, sindicatos e movimentos sociais para apresentar seu projeto de lei. O projeto que entrou na pauta de votação na noite de ontem, segunda-feira, 28 de fevereiro, na Câmara do Município de Dourados em sessão ordinária, prevê que entidades da sociedade civil tenham acesso a informações sobre a administração dos serviços públicos do município.
Segundo o projeto - que foi adiado para votação do texto final por três sessões, ou seja, para 21 de março - fica garantido às entidades civis o direito de pesquisar dados e receber informações de seu interesse nos órgãos e entidades da administração municipal sobre sua estrutura, funcionamento e produtividade dos serviços que prestam à população.
Com a lei a sociedade terá a sua disposição informações como a constituição e organização dos órgãos, recursos humanos e materiais, receitas e despesas, atos e decisões, além da capacidade de atendimento e execução dos serviços.
O projeto estabelece, também, um prazo de trinta (30) dias para resposta dos requerimentos de órgão de administração direta e quarenta e cinco (45) dias para a resposta dos órgãos de administração indireta ou fundacionais.
A reunião, que aconteceu no Sindicato dos Comerciários de Dourados, contou com a presença de vários representantes de diversas entidades da sociedade civil, reunidas enquanto Comitê de Defesa Popular. Contando com o apoio dessas entidades o vereador Elias Ishy pretende fazer diversas movimentações até a data da votação do projeto.
Entre as agendas de discussão do projeto está uma reunião com as entidades e os movimentos sociais que deverá acontecer na manhã do dia 17 de março na Câmara Municipal de Dourados, às 8h30 da manhã. O objetivo é discutir o projeto com o maior número de entidades, tornando-o mais detalhado, garantindo maior transparência na gestão pública municipal.
Na sessão de ontem da Câmara foi feito o pedido de vistas do processo, ou seja, seu adiamento, para que houvesse a garantia de que ele fosse discutido e apreciado pelo conjunto dos vereadores e da sociedade de modo geral.
Para Elias, não há porque a Câmara não aprovar o projeto de lei, “quem se beneficia é a sociedade, só tem medo de um projeto como esse quem tem algo para esconder da sociedade” disse o vereador ao conjunto de entidades que participaram da reunião nessa terça-feira.
“Com essa lei queremos que as entidades ajudem nós vereadores e o ministério público a fiscalizar a gestão do município, é um aumento significativo da participação popular na administração da cidade” completou Elias Ishy.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FORO SOCIAL DAS AMERICAS ACONTECE EM AGOSTO NO PARAGUAY

Movimentos promovem live cultural com o Grupo Brô MCs em apoio às comunidades indígenas de Dourados

Comitê de Defesa Popular lança campanha de arrecadação de alimentos para enfrentar a fome em Dourados