UFGD APRESENTA “PROJETO VÍDEO ÍNDIO BRASIL”


Vídeo Índio Brasil faz inscrições na UFGD para interessados em certificado. De 31 de julho a 07 de agosto, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PROEX), estará realizando o Vídeo Índio Brasil, como projeto de extensão e assim fornecerá certificação, com carga horária de 40 horas, para quem se inscrever pelo e-mail vib2010ddos@gmail.com.
A mostra de filmes inéditos será exibida na Unidade II da UFGD, no estacionamento da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) e no período noturno com mesas de conversação no cine-auditório da Unidade I, localizada na Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.
A abertura no sábado (31), será às 14h, no cine-auditório da Unidade I, com apresentação do filme Corumbiara, seguido de debate coordenado pela Profª Verônica Guimarães e com a participação de Homero Ferreira Lima (MPF/Dourados) e Anastácio Peralta (liderança indígena). Também será realizada a abertura da exposição da Mostra Fotográfica Ava Marandu.
Já no domingo serão apresentados filmes no período vespertino, em Casas de Reza nas Aldeias Indígenas Jaguapiru e Bororó.
A programação prevê exibições em escolas públicas e na UFGD durante toda a semana, com encerramento em 7 de agosto, com Mostra de Filmes na Feira da Rua Cuiabá, a partir das 18h.
O VIB- Desde 2008 o Vídeo Índio Brasil é realizado em Mato Grosso do Sul, estado com a segunda maior população indígena do país, tendo Campo Grande como cidade sede e como objetivo fortalecer e divulgar a temática indígena no Brasil. "O VIB tornou-se um dos principais programas referentes à difusão das culturas indígenas no país. Como o Brasil é signatário da Convenção Mundial da Diversidade Cultural, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), estamos dando nossa contribuição", resume o idealizador, e diretor do VIB, o produtor cultural Nilson Rodrigues.
Na telona, visões e versões sobre o que é ser indígena. É a mostra nacional Vídeo Índio Brasil que vai de 31 de julho até 8 de agosto, com exibição de 19 vídeos em 101 cidades brasileiras. Muitas produções são de autoria, execução e edição de indígenas, que realizaram os vídeos através do projeto do Minc chamado Vídeo nas Aldeias. É uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre o folclore, a história e a resistência dos primeiros povos brasileiros, narrada na voz dos protagonistas desse roteiro.

O projeto Vídeo índio Brasil foi iniciado em 2008, com exibições de filmes, debates e oficinas em Campo Grande, Corumbá e Dourados. Em 2009 a ação se estendeu no Mato Grosso do Sul e para fora do Estado. Neste ano, 111 cidades brasileiras estão participando com sessões de cinema e outras atividades.
O tema do Vídeo Índio Brasil 2010 é “A Imagem dos Povos Indígenas no Século XXI”, e ressalta a importância de dar visibilidade social aos povos indígenas através, também, dos meios audiovisuais e veículos de comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de repúdio e pedido de responsabilização sobre abuso de poder e LGBTfobia durante evento religioso e eleitoral para Conselheiros Tutelares em Dourados/MS

2ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE JUVENTUDE EM DOURADOS

Campanha contra a Concessão do serviço de esgoto no Mato Grosso do Sul