NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM DOURADOS, VEREADORES DÃO PRESENTE DE GREGO.
Com o avanço das usinas de industrialização de açúcar e álcool no Matogrosso do Sul, em 2007 a população viu se, diante de um fato que geraria vários problemas para a população de Dourados.
A queima da palha da cana e também a instalação destas usinas próxima ao perímetro urbano causaria um grande transtorno para a população, como por exemplo, o mal cheiro e a fumaça das queimadas da palha da cana, sem contar o sub emprego.
Diante destes fatos o ex-vereador Elias Ishy (PT), propôs um projeto que proibia tanto a queima como a instalação de usinas próximo ao perímetro urbano.
Após meses de protestos e manifestações por parte de vários segmentos e com o apoio da imprensa local, os vereadores recuaram na sua proposta que era de proibir a queima da palha só após 25 anos.
O Vereador Elias autor do projeto, queria a proibição já, mas com os esforços dos movimentos, a proibição recuou para dois anos, prazo para as usinas se adaptarem a mecanização.
Hoje (2010) prazo vencido, o vereador Paulo Herinque -DEM (Bambu), que na época defendia o período de 25 anos, resolveu apresentar uma alteração na lei para prorrogar por mas um ano o prazo.
O que deixou mais indignado foi à forma como fora apresentada a proposta, em regime de urgência e na “surdina”, mostrando total desrespeito com a população que não foi consultada para opinar sobre o assunto.
Vale lembrar que o projeto de alteração já tinha sido aprovado pela Câmara de Vereadores, por sorte o prefeito veto o projeto que agora voltará para a Câmara para ser novamente analisado. O presidente da Câmara Sidlei Alves e o Vereador José Carlos Cimatti, disse que já era contra antes e permanecerá contrario na sua posição.
O coordenador do Comitê Regional de Defesa Popular Ronaldo Ferreira, protocolou na quarta feira dia 09 de junho, requerimento pedindo informações sobre o projeto que altera a lei, e já alertou caso isso seja levado a diante os movimentos irão responder a altura, disse Ronaldo ao Presidente da Camara Municipal de Dourados, Vereador Sidlei Alves.
Comentários
Postar um comentário