BANDEIRA NACIONAL VIRA FARRAPO EM DOURADOS


Após presenciarmos o descaso com o símbolo da cultura do Matogrosso do sul, “ O Ervateiro” que foi arrancado da área central e colocado ao relento junto com sucatas e ferro velho no pátio da prefeitura municipal, agora é a vez de presenciarmos o descaso com o símbolo máximo da nossa nação “A Bandeira Nacional”.
Faltando menos de uma semana para o Brasil estrear na Copa do Mundo, momento em que a população irá se encontrar unida pelo patriotismo e torcer para a seleção do técnico Dunga, Dourados apresenta uma cena atípica.
A Bandeira Nacional instalada na Praça Walter Guarita (Trevo da Bandeira), localizada na Avenida Hayel Bon Faker, saída para Caarapó, na BR-463, está “rasgada”. Exposta a sol e chuva o símbolo nacional não resistiu às intervenções da natureza e se encontra rasgada no mastro da praça pública, ou seja, sinalizando que fazem alguns dias que não é trocada pela administração da prefeitura municipal de Dourados. De longe é fácil avistar a bandeira cujas bordas estão desfiando e as cores desbotando. De acordo com a Constituição Brasileira, a bandeira nacional rasgada é uma violação ao símbolo nacional.
A forma e o seu uso é regulamentado pela lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, que dispõe “sobre a forma e a apresentação dos símbolos nacionais”. Quando a bandeira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará sua queima em 19 de novembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FORO SOCIAL DAS AMERICAS ACONTECE EM AGOSTO NO PARAGUAY

Movimentos promovem live cultural com o Grupo Brô MCs em apoio às comunidades indígenas de Dourados

Comitê de Defesa Popular lança campanha de arrecadação de alimentos para enfrentar a fome em Dourados