COMO MELHORAR O NÍVEL DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA?
PARA MUITOS, A SOLUÇÃO PASSA PELA MAIOR CONSCIENTIZAÇÃO DO ELEITORADO. MAS EXISTEM FORMAS DE AJUDAR ESTE ELEITOR A ESCOLHER MELHOR. UMA DELAS É O PROJETO DE LEI DA “FICHA LIMPA”, QUE BARRA A CANDIDATURA POR OITO ANOS DE CONDENADOS POR DECISÃO COLEGIADA DA JUSTIÇA. O PROJETO DEVE SER VOTADO NESTA QUARTA-FEIRA (19) NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA (CCJ) DO SENADO. A PROPOSTA FOI APROVADA PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS NA ÚLTIMA TERÇA (11).
ALÉM DE IMPEDIR A CANDIDATURA DE PESSOAS CONDENADAS EM DECISÃO COLEGIADA POR CORRUPÇÃO, ABUSO DE PODER ECONÔMICO, HOMICÍDIO E TRÁFICO DE DROGAS, O PROJETO DA “FICHA LIMPA” AMPLIA PARA OITO ANOS O PERÍODO DE INELEGIBILIDADE DE QUEM SOFRER A CONDENAÇÃO
SE A PROPOSTA FOR APROVADA COM ALTERAÇÕES TERÁ QUE RETORNAR À CÂMARA, ONDE NECESSITA DA APROVAÇÃO DE 257 DOS 512 DEPUTADOS. OS DEPUTADOS PODEM MANTER OU DERRUBAR EVENTUAIS MUDANÇAS FEITAS PELO SENADO. SE PASSAR PELO SENADO SEM MODIFICAÇÕES, ELE SERÁ ENVIADO PARA SANÇÃO DO PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, ABRINDO O CAMINHO PARA QUE AS NOVAS REGRAS POSSAM VALER AINDA NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO DESTE ANO.
NO PAÍS, JÁ EXISTEM MAIS DE 300 COMITÊS FORMADOS POR ENTIDADES, ONGS E ELEITORES, INTERESSADOS EM GARANTIR ELEIÇÕES LIMPAS NO PAÍS. A CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS (CNBB) É UMA DAS MAIS ATUANTES NO MOVIMENTO PRÓ-FICHA LIMPA.
A MOBILIZAÇÃO TAMBÉM GANHOU O APOIO DA MÍDIA, QUE PASSOU A COBRAR A APROVAÇÃO PELO PODER LEGISLATIVO.
EM DOURADOS O COMITÊ REGIONAL DE DEFESA POPULAR JUNTAMENTE COM O MOVIMENTO ESTUDANTIL LANÇOU A “SEMANA DA CONSCIÊNCIA POLITICA” EM MARÇO DE 2008 E JÁ VAMOS PARA TERCEIRA EDIÇÃO ESTE ANO.
NA SEMANA DA CONSCONCIÊNCIA POLITICA, LEVAMOS VARIOS TEMAS PARA DISCUSSÃO, TAIS COMO “PRISÃO DOS CORRUPTOS” “ABERTURA DAS CONTAS PUBLICAS” E OUTRAS QUESTÕES QUE INTERFERE NA NORMALIDADE PUBLICA.
Comentários
Postar um comentário